Qualidade e confiança intensivas

Dr. Marcelo Zanchet, cirurgião torácico e médico intensivista

O ser humano tem constante preocupação com a sua saúde, desde a prevenção – com atividades físicas, alimentação equilibrada e medidas de bem-estar, até os cuidados com doenças crônicas e agudas. Quando falamos de enfermidades, destacam-se a cautela e os meios para a prevenção. Mas, diante da doença, passamos a necessitar de atenção especial e queremos um atendimento médico e hospitalar de qualidade. Queremos um lugar de fácil acesso, com segurança em equipamentos e qualidade nos serviços hospitalares; e equipes especializadas e confiáveis, com atendimento humanizado e de confiança.Em circunstâncias nas quais estamos muito fragilizados por consequência da enfermidade e precisamos de atendimento intensivo, nos tornamos inteiramente dependentes de quem nos acompanha e dos nossos responsáveis. Ao sabermos que nossos familiares estão sendo atendidos em um ambiente de qualidade e confiança, ficamos mais otimistas quanto à sua melhora – e mais tranquilos.
Implantada em maio de 2008, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Sebastião preenche estes requisitos. Integrada a uma instituição já consagrada em Florianópolis, conta com oito leitos completos e atende a pacientes particulares e conveniados. Seu foco são casos graves de diversas patologias, como pós-operatórios de cirurgias de grande porte, infecções generalizadas (sepses), doenças neurológicas e complicações da hipertensão arterial sistêmica (acidentes vasculares cerebrais, isquemias, infartos etc.), doenças renais agudas e crônicas agudizadas (máquinas de hemodiálise para renais), doenças pulmonares crônicas e pneumonias, muito frequentes em idosos.
O corpo clínico da UTI é formado por médicos com grande experiência em terapia intensiva, 100% especializados (medicina interna, nefrologistas, cardiologistas, cirurgiões, infectologistas, hematologista, hemodinamicista e pneumologista) e 90% com título de especialista em terapia intensiva adulto (AMIB). O corpo clínico geral de apoio acompanha esse nível de excelência. Dispõe de suporte à beira do leito para ecocardiografia, endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica, implantes de marca-passos para controle agudo de arritmias, entre outros procedimentos.
A UTI foi montada com equipamentos de ponta com as melhores tecnologias em terapia intensiva. As equipes de apoio praticam a enfermagem com foco na humanização, aliada à experiência em doentes graves, com uma fisioterapia intensiva muito atuante, nutrologia completa, fonoaudiologia e psicologia, entre outros. Com uma ocupação média de 80% dos leitos, estamos oferecendo um atendimento de grande prestação à saúde dos habitantes da Grande Florianópolis. Neste contexto, se um dia necessitarmos de cuidados intensivos, estamos seguros que esta UTI é um lugar no qual todos podemos confiar.